quinta-feira, 1 de junho de 2017

BANCO DE QUESTÕES PARA ESTUDO

Este é sem duvidas um ótimo site para estudantes, não só para concursos públicos, como também para estudantes de graduação, pois podem resolver questões e por à prova seus conhecimentos.


  • Mais de 544 mil Questões de Concurso
  • Sem limite: resolva gratuitamente quantas questões quiser
  • Confira a resposta correta na hora que responder
  • Estatísticas, comentários, cadernos, rankings e muito mais


ATRIÇÃO, ABRASÃO, ABFRAÇÃO, EROSÃO DENTAL: COMO DIFERENCIAR?

Essa semana estava estudando para uma prova de oclusão, quando me deparei com a duvida sobre como diferenciar direitinho essa história de Atrição, Abrasão, Abfração e Erosão Dental!💀😡. POis bem, dei uma  pesquisada no velho "Dr. Gugres" (como diz meu velho amigo de trabalho James), e encontrei um artigo excelente que decidi compartilhar com vocês de um colaborador nosso aí. Eis as explicações e diferenciações:
Ele inicia colocando a seguinte questão (que por sinal, não só em concursos mas também nas provas de professores de oclusão nas faculdades são muito frequentes):

"O desgaste dos dentes é um processo fisiológico, mas pode ser considerado patológico quando o
grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dental. Relacione as
colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

I. Abrasão

II. Erosão

III. Atrição

IV. Abfração

( ) Perda causada pelo contato entre dentes antagonistas durante a oclusão e a
mastigação.

( ) Perda causada pela ação física de um agente externo.

( ) Perda causada por processo químico.

( ) Perda na região de fulcro cervical por repetida pressão sobre os dentes causada
por estresse oclusal.

(A) IV – III – I – II.

(B) II – I – IV – III.

(C) III – I – II – IV.

(D) III – II – I – IV.

(E) I – III – IV – II.

Resposta Comentada:

Excelente questão para discutirmos uma das perguntas mais frequentes em concursos. Esses termos acabam confundindo muito profissional, pois clinicamente costumam ser parecidos.

Vamos revisar o básico dos desgastes patológicos nas unidades dentárias.

Abfração Dental é um processo de perda de estrutura dental associada a estresse mastigatório na (nas) unidade (s). A força mastigatória causa um rompimento das ligações químicas dos cristais de esmalte, levando à perda de estrutura. Essa tal perda se dá na vestibular e na cervical das unidades afetadas. Geralmente afetam regiões subgengivais (uma grande diferença dela para os outros processos).



Abrasão Dental é um processo de perda de estrutura dental devido a um processo mecânico anormal. Como exemplo podemos citar o uso incorreto e excessivo da escovação dental, palitos, fio dental e pasta de dentes com abrasivos.

Hábitos bucais nocivos como morder tampa de caneta, grampo de cabelo entre outros, também podem estar associados. Clinicamente se apresenta com um desgaste na superfície radicular exposta do dente com recessão gengival e na região cervical dos dentes anteriores.




Atrição Dental é o processo de desgaste das unidades através da oclusão ou mastigação. Clinicamente pode-se observar um desgaste nas superfícies oclusais e incisais dos dentes afetados.

Em casos avançados, pode chegar a perda total da estrutura do esmalte.



Já na Erosão Dental, a perda de estrutura dentária se dá devido ao contato químico com algumas substancias, normalmente ácidas.( regurgitação, bebidas, frutas cítricas, etc).



Com essa revisão, acredito que fica fácil relacionar. Letra C!"

Com esta questão comentada espero ter ajudado a entender melhor essa "diferencazinha" entre essas coisinhas "munitinhas de pai" da oclusão!

Fonte: Leia mais em http://dentistaconcurseiro.blogspot.com/2011/09/atricao-abrasao-abfracao-e-erosao.html#ixzz4im6H2tA7